terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ética e Cidadania


Deveres do cidadão

  • Votar para escolher os governantes;
  • Cumprir as leis;
  • Educar e proteger seus semelhantes;
  • Proteger a natureza;
  • Proteger o patrimônio público e social do País.

Direitos do cidadão

  • Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
  • O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
  • Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade;
  • O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
  • Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
  • Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
  • Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.

Devemos sempre praticar a cidadania, mas sempre respeitando os seus direitos e deveres!!!

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Filarmônica Reis Magos


    Um grande projeto, onde muitas crianças e adolescentes de nossa comunidade, encontram um lugar para buscarem um futuro melhor. Então não deixe de ajudar, colabore com qualquer quantia, adote um aluno. 

"Levem os jovens a enxergar os singelos momentos,
a força que surge nas perdas, a segurança que brota
nos caos, a grandeza que emana dos pequenos
gestos!".

Augusto Cury




terça-feira, 22 de agosto de 2017

Judô em Alta


No último final de semana, mais uma revelação do judô no litoral deu SHOW, foi terceiro colocado no campeonato brasileiro na categoria Sub 15, em Lauro de Freitas, na Bahia. O garoto João Gabriel Lira, que é treinado pelo Sensei Alex Martins, não se intimidou com a grandiosidade do evento e as dificuldades, conseguindo trazer uma medalha de bronze para o RN, e garantindo uma vaga para os próximos campeonatos, dando muito orgulho para seus familiares, e em especial sua mãe Delvani Lira. Que venha mais medalhas!


sexta-feira, 18 de agosto de 2017

De Quem é a Culpa?



    No dia 28 de abril de 2014, a coordenadoria estadual da infância e da juventude, revelou uma estatística que, naquele ano, existia 800 adolescentes sendo processados e mais 600 cumprindo medidas socioeducativas, por infrações cometidas, decorrência de 3 anos anteriores.
No artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, o legislador escreveu que: "Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquele entre doze e dezoito anos de idade".

    Para você pensar:
    Hoje, quem é o culpado pelo aumento da criminalidade? O Governador é culpado pelo alto índice de violência no estado? A família é o fator responsável? Existe Políticas Públicas para nossos Jovens?

    Na nossa Constituição Federal de 1988, precisamento no artigo 227, diz: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de Negligência, Discriminação, Exploração, Violência, Crueldade e Opressão".

    A constituição relata que todos temos o dever proteger nossas crianças, adolescentes e jovens.
    Onde quero chegar...
    Quero chegar na estatística de 2014, que indiretamente influenciou na sociedade de hoje, pois os jovens de ontem, são os adultos de hoje. Quero mostrar, que todos temos direitos e deveres, que projetos sociais, boas escolas, o esporte e uma saudável relação familiar, pode acabar com essa estatística e com essa fábrica de menores infratores.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Esporte no Litoral


    O Secretário de Esporte de Parnamirim, Ricardo Wagner, recebeu ontem(11/08/17) em seu gabinete os atletas de judô do Litoral, na ocasião participarão Wagney Maiotti, liderança política e incentivador do esporte, o Sensei do Instituto Attitude e Educador Físico, Alex Martins, a judoca Kailany, o judoca João Gabriel e a nova sensação do judô potiguar, Carlos Henrique, atleta do INSTITUTO ATTITUDE DE DESPORTO, e aluno da Escola Municipal Raimunda Maria da Conceição em PIUM, onde neste ultimo sábado dia 05/08/2017, representou o estado do Rio Grande do Norte no campeonato brasileiro sub 13 de judô, no centro panamericano, na cidade de Lauro de Freitas - BA. Onde o nosso garoto com muita garra e determinação sagrou-se VICE CAMPEÃO neste evento, que é o de maior importância no calendário nacional.
   O secretário além de ter gostado muito da visita, pediu aos atletas que contassem um pouquinho das experiências e suas conquistas, demostrando seu interesse e apoio ao esporte.
    Ricardo desejou muita sorte à Kailany e João Gabriel, que, ainda nesse mês, disputarão o campeonato brasileiro de Judô, também em Lauro de Freitas, na Bahia.


Carlos Henrique - Vice Campeão Brasileiro

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Litoral Limpo, Urgente!


    Hoje no litoral de Parnamirim, existe a necessidade de se fazer uma limpeza geral em todas as ruas, algumas deixando de existir, muitas delas não existe mais calçadas, devido ao acúmulo de lixo. Galhos, palhas de coqueiros, armários quebrados, e outros, estão se tornando paisagens no litoral, e com isso, o surgimento de doenças.
    Necessitamos com urgência mudar esse cenário, e pedimos ao prefeito Rosano Taveira, uma agilidade maior em relação ao tão querido MULTIRÃO de limpeza.




Uso de Celulares nas Escolas

Acabou as férias escolares para alguns alunos, outros ainda irão começar o ano letivo, mas o assunto desse 2025 é o uso de celulares nas esc...